Qualidade & Confiabilidade

CONFEPAR, além de fabricar produtos com qualidade, também preocupa-se com o Meio Ambiente e tem investido em tecnologia e parcerias nessa área.

Demonstrando esta preocupação, foi construída uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes (ACAS) que é um sistema de última geração e tecnologia alemã. O ACAS é um Sistema Concêntrico de Lodo Ativado que tem capacidade para receber até 1.000 m3/dia de efluente industrial.

Consiste em uma Unidade de Aeração com volume de 10.000 m3 construída em Geomembrana. O sistema é plenamente automatizado. Contém motores aerohomogeneizadores submersos e superficiais para manter a oxigenação do meio bacteriano que é o responsável pela remoção da carga poluidora proveniente do efluente industrial.

As zonas mortas que geram mau odor são eliminadas com a adição de oxigênio à cultura bacteriana. A eficiência do tanque é monitorada para que as condições de pH, oxigênio, carga orgânica e nutrientes sejam apropriadas ao meio. O lodo é enviado ao Tanque de Decantação que tem por finalidade sedimentar as partículas sólidas. A água fica então clarificada e é enviada para as Lagoas Facultativas onde ocorre a estabilização das águas.

Nesse processo conseguimos atingir uma boa eficiência de remoção (em torno de 90%).

Em 2003, foi também construído um novo Sistema de Decantação (Clarificador). E prevemos também a instalação de um novo equipamento para Flotação para que o sistema esteja adequado e com capacidade para receber uma vazão de efluentes maior em uma futura ampliação do processo produtivo.

Também estamos implantando o "Projeto Água" que é um trabalho de conscientização de todos os colaboradores com relação ao uso racional da água visando a sustentabilidade e futura reutilização da água tratada na empresa.